​​​Way Adventure ​© 2018 

Rua Osmário Martins Ribas, 222. Nova Rússia - Ponta Grossa - PR

CEP 84.010-340   Telefone/Whatsapp (42) 98808-3911

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Filhos e viagens. Como lidar com a situação sem gerar estresse?

Atualizado: 3 de Jun de 2018

“Mãe, tá chegando?”. Quem nunca ouviu esta pergunta ao menos uma dezena de vezes em uma viagem com os filhos? Em um trajeto de uma hora ou de cinco – daí a frequência só tende a aumentar – os pequenos não tem paciência nenhuma se o negócio é ficar parado em uma cadeirinha, seja no carro, ônibus, ou avião.

No post de hoje vamos abordar a questão mais ‘complicada’ quando se trata de filhos e viagens: a ansiedade dos pequenos. E ela não aparece somente durante o trajeto não. É comum muitos pais relatarem o nervosismo já durante os preparativos, principalmente em viagens maiores, aquelas mais aguardadas pelas crianças.

Se a ansiedade aparece até nos adultos, antes de viagens longas – a chamada Tensão Pré Viagem (TPV), porque não apareceria em crianças, que não estão acostumadas a grandes mudanças?

Neste post pretendemos abordar em como os pais podem lidar com essa situação para amenizá-la, sem gerar estresse, e sem deixar as crianças ansiosas ou até nervosas em demasia. Vamos às dicas:



A ansiedade pode atrapalhar os planos de viagem

Quando os filhos são bem pequenos e ainda não conseguem expressar bem os seus sentimentos é comum acontecerem alguns ‘imprevistos’ anteriores às viagens ou até mesmo durante os passeios. Febres, dores inexplicáveis, choros. Tudo isso pode ter um só significado. Ansiedade, medo do novo. Esse pode ser um exemplo do estresse que filhos e viagens podem causar.

Nestes casos, ou os pais cancelam tudo e deixam pra próxima, ou carregam a boa e velha nécessaire conhecida como ‘farmácia’ na bagagem. Há casais que acabam complementando o tour com o Hospital mais próximo para fazer o check-up nas crianças. Mas o fato é que é comum acontecerem estes imprevistos.

Alguns pais, quando se veem frequentemente nesta situação, fazem o uso da homeopatia para diminuir a ansiedade dos seus pequenos. Pode ser uma ótima alternativa se é o seu caso.


Organizar juntos

No caso de crianças um pouco maiores, a dica é inseri-las nos planos de viagens. Organizar o dia a dia junto com elas, escolher os passeios e mostrar fotos pode ser uma boa ideia, por exemplo. Mas será que não vai só aumentar a ansiedade? A conversa anterior vai ajudar para mostrar que haverá uma mudança próxima.

Um check-list do que não se pode esquecer também é válido, tanto para os pais quanto para os filhos antes da chegada das viagens. Documentação, vacinas, aquela jaqueta comprada especialmente para a ocasião, o remédio para a ‘farmacinha’... Tudo o que não se pode faltar quando falamos de filhos e viagens.

Além disso, uma boa pedida pode ser chamar os pequenos para fazer as malas juntos. Isso se eles forem pequenos mesmos. Já que os maiores dão conta do recado. Mas aos pais uma dica: não deixem de checar se os itens imprescindíveis não foram esquecidos.


Filhos e viagens: amenizando o cansaço do trajeto

Agora vamos ao típico: “Mãe, tá chegando?”. Muitos pais já se renderam às tecnologias, e para passar o tempo dos filhos sem que a viagem seja muito cansativa logo lançam mão de recursos como celulares ou tablets para que os pequenos se divirtam com jogos, aplicativos ou desenhos e não percebam os quilômetros rodados.

Outra pedida que vem conquistando pais e também as crianças são as mesas de atividades que podem ser acopladas às cadeirinhas de viagens, onde os pequenos podem brincar, desenhar ou até mesmo fazer um lanchinho. Alternativas que podem ser utilizadas para os pais que não contam com filhos que, basta entrar em um veículo e dar uma chacoalhada, já estão dormindo.


E aí, gostou de nosso artigo que tratou de filhos e viagens? Ainda temos bastante a falar sobre o assunto. Portanto continue ligado que tem muito mais. Se tiver alguma dica é só nos contar, a Way Adventure estará pronta para lhe atender...

10 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon